MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa

Conheça o MAAT (Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia) um dos mais incríveis museus da cidade de Lisboa, que recebe exposições do mundo todo e mereçe a atenção daqueles que gostam de um role mais cultural.

3/27/20253 min read

Inaugurado em 2016, o Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia de Lisboa (MAAT) além de trazer exposições incríveis de artistas do mundo todo, impressiona pela beleza e modernidade de sua construção. Eu tive a oportunidade de conhecer esse lugar e vou falar um pouco de como foi a minha experiência aqui neste artigo, bora comigo…

MAATMAAT
Arte:

Por receber exposições internacionais anualmente, o MAAT proporciona experiências únicas para os visitantes em cada época do ano, sempre se dedicando a promover discursos críticos, reflexões sobre o presente e compromisso com um futuro melhor através da arte. Em minha primeira visita ao museu, a exposição em destaque era a Black Ancient Futures, que reúne 11 artistas da vasta diáspora africana com obras que entrelaçam culturas de diferentes espaços geográficos. Tive diferentes reflexões sobre justiça racial, história e muito mais.

Sempre confira as exposições que acontecem no museu antes de visitá-lo, acredito que desta forma pode chegar a sua visita com um embasamento melhor sobre o tema.

Arquitetura:

Projetado pela arquiteta inglesa Amanda Levete, o MAAT é um complexo dividido em três partes construídas na zona histórica de Belém e se estende ao longo da região Ribeirinha do Rio Tejo.

MAAT Gallery - Edifício mais moderno e contemporâneo do museu.

MAAT Central - Edifício que antes comportava uma antiga central termoelétrica

MAAT Garden - Jardim que integra as diferentes áreas do museu e seu entorno

Todas as áreas recebem exposições diferentes ao longo do ano, mas também contam com exposições permanentes, como é o caso da Fábrica da Eletricidade na Central ou nas esculturas presentes na área externa. E toda essa integração, juntamente com as obras e exposições, tornam esse museu um marco arquitetônico e ponto de parada obrigatório na cidade para entusiastas, estudantes e profissionais na área de arquitetura como eu.

Tecnologia:

Como chegar ao museu:

Como citei anteriormente, o museu busca, a partir de suas exposições, refletir sobre soluções para o futuro e isto está muito atrelado às novas tecnologias também. Mas para entender as novas tecnologias, gostaria de falar sobre uma exposição permanente do MAAT que demonstra muito a questão da evolução humana e como a tecnologia e o uso da energia foram fundamentais para o nosso desenvolvimento, a Fábrica de Eletricidade do edifício MAAT Central.

Esta antiga termoelétrica foi construída em 1908, denominava-se Central Tejo e abastecia toda a região de Lisboa. Porém, em 1975 a central foi fechada, devido a utilização de energias mais limpas como a hídrica e reabriu em 1990 já como um museu da eletricidade.

No complexo você pode conhecer o maquinário ainda em perfeito estado utilizado antigamente no funcionamento da fábrica e depois de recentes atualizações (2023) o novo espaço conta sobre a história da energia, com foco na transição energética e sustentabilidade.

Eu me hospedei no centro de Lisboa, e para chegar até a região de Belém é muito simples, basta pegar um metrô até o terminal Cais do Sodré e lá pegar um comboio (trem) até a estação de Belém. Eu costumo utilizar o próprio Google Maps quando estou viajando, ela já mostra as opções de transporte mais rápidas e próximas do local em que você está.

Vale ressaltar que o MAAT está na beira do rio da zona histórica de Belém, perto da Av. Brasília e a linha de comboio (citada acima). E se você gostou desse conteúdo, confere também meu canal do YouTube, no vídeo da minha primeira viagem a Lisboa eu mostro um pouco da minha visita ao museu.

MAAT GardenMAAT Garden
MAAT CentralMAAT Central